Lives Caboré

2020

LIVES CABORÉ - CARTAZ OFICIAL.jpg

O coletivo e produtora Caboré Audiovisual promoveu, em julho de 2020, cinco lives para debater e refletir os saberes sobre fazer cinema. 

O objetivo da iniciativa consiste na conexão profissional e humana para a promoção e compartilhamento de conhecimento. Entre os assuntos abordados estão direção, preparação de elenco, atuação para cinema, fotografia e mercado, sendo estas duas últimas viabilizadas pelo edital simplificado “ Tô Em Casa E Tô na Rede” do Governo do RN, através da Fundação José Augusto.

As transmissões ao vivo ocorreram no perfil do Instagram e estão disponíveis no canal do YouTube.

MEISNER – PREPARAÇÃO DE ELENCO E ESTUDO DE TEXTO
Com Priscilla Vilela e Ana Paula Dias

O encontro é intermediado pela atriz, roteirista e membro fundadora do Coletivo Caboré Audiovisual, Priscilla Vilela. A anfitriã também tem formação em comunicação social (jornalismo) e especialização em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para falar sobre o método Meisner, Priscilla recebe a atriz e publicitária responsável pelos cursos e consultoria em atuação na empresa BeTrue, Ana Paula Dias. O objetivo do encontro é apresentar e refletir o método Meisner de preparação de elenco, suas nuances e exercícios.

PROCESSOS DE ATUAÇÃO PARA CINEMA
Com Alice Carvalho e Priscilla Vilela

Apresentação e discussão dos processos de atuação cinematográfica desenvolvidos pelas atrizes Alice Carvalho e Priscilla Vilela na websérie Septo, além de outros projetos cinematográficos e televisivos. As artistas abordam a construção do personagem, decupagem do roteiro cinematográfico, relação com o diretor e com o aparato tecnológico, participação na dramaturgia a partir da preparação de elenco e a produção de vídeos (self tapes) para testes.

DIÁLOGOS SOBRE DIREÇÃO DE ATORES
Com André Santos e Márcia Lohss

Os realizadores e sócios da Caboré Audiovisual, Márcia Lohss e André Santos, abordam os diferentes estilos de direção e falam sobre seus trabalhos como diretores em diferentes obras audiovisuais, debatendo ainda sobre as metodologias adotadas em suas experiências pessoais. André Santos é diretor, roteirista e produtor, e Márcia Lohss é atriz, preparadora de elenco, diretora e roteirista.

MERCADO AUDIOVISUAL E AS PERSPECTIVAS PARA OS PRÓXIMOS ANOS
Com Babi Baracho e Marcelo Ikeda

O bate-papo é conduzido pela sócia fundadora e administradora da produtora Caboré Audiovisual, Babi Baracho. A realizadora possui experiência em coordenação, gestão de projetos, produção audiovisual, direção, dentre outros. Para dialogar, Babi recebe o roteirista, diretor e crítico de cinema, autor de diversos livros sobre o cinema contemporâneo, Marcelo Ikeda. O convidado trabalhou na Ancine de 2002 a 2010 e ainda lecionou na Universidade Federal do Ceará.

DO TEXTO À IMAGEM
Com Vitória Real, Johann Jean, Sylara Silvério e Júlio Schwantz

A live “Do texto à imagem” consiste em um bate-papo entre a realizadora Vitória Real com os diretores de fotografia Johann Jean, Sylara Silvério e Júlio Schwantz acerca do trabalho de direção cinematográfica juntamente com a direção de fotografia. A conversa se debruça sobre a criação da imagem audiovisual, do roteiro à imagem na tela e usa a premiada websérie potiguar “Septo” como referência para mostrar na prática toda a teoria discutida.