Laboratório de Narrativas LGBTQIAP+

2021 | Ministrantes: André Santos, Priscilla Vilela e Vitória Real

O Laboratório de Narrativas LGBTQIAP+ é um laboratório de desenvolvimento de personagens e narrativas com temáticas LGBTQIAP+ escritas especificamente para o cinema. 

O primeiro bloco do laboratório traz um conteúdo teórico de técnicas de criação de personagem e de estruturação de roteiro cinematográfico; além da discussão acerca da história do cinema LGBTQIAP+, desde os primórdios até o cinema mais contemporâneo, a fim de investigação. Ao longo do laboratório, é sugerido exercícios para que as/os participantes pratiquem a escrita criativa e a cada aula, compartilhamos as ideias que as/os participantes queiram desenvolver, para que elas possam ser discutidas e retrabalhadas ao longo do laboratório, a partir das discussões e de provocações que surjam, tanto dos facilitadores, quanto dos próprios participantes. 

Nosso objetivo é que ao final do processo as/os participantes saiam com uma personagem desenvolvida e com uma proposta de argumento para um roteiro cinematográfico que traga o protagonismo LGBTQIAP+. Nossa meta final é que tenhamos mais histórias LGBTQIAP+'s contadas por nós mesmos e que de fato nos representem.

A segunda edição do laboratório aconteceu em abril de 2021 e foi viabilizada pela Lei Aldir Blanc, Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

LAB LGBT - CARTAZ.jpg
CARTAZ NARRATIVAS COM LOGO.jpg